Conheça as vantagens de vender nos marketplaces

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Imagine vender o dobro do que você vende hoje. Já imaginou? E se eu te disser que vender no Marketplace é uma excelente oportunidade para você dobrar suas vendas? Trouxemos neste artigo mais de um motivo para te convencer a entrar para este novo e promissor canal de vendas.

O que é Marketplace?

Entenda um pouco melhor como e porque surgiu o conceito de marketplace.

Empresas que iniciaram no comércio eletrônico e conseguiram aplicar muito bem o uso de ferramentas para atrair novos clientes e aumentar a visibilidade de sua marca, começaram a enxergar um problema logístico, devido ao forte crescimento de suas vendas.

Questões como armazenamento de produtos, se tornou uma preocupação constante para esses empreendimentos (Mercado Livre, B2W, Via Varejo, Carrefour, Walmart, entre outros).

Ao pensar numa solução, essas grandes empresas decidiram abrir para outros varejistas um espaço para venda de seus produtos, dentro de seus canais de vendas.

Isso possibilitou, por parte dos marketplaces, maiores investimentos em marketing. Por outro lado, para os lojistas não houve a necessidade do investimento nessa área, considerando que eles aproveitam todo marketing que já é feito pelos marketplaces. E o pagamento só é realizado para os canais de vendas quando de fato a venda é realizada.

No Brasil este conceito de vendas começou a ser implementado em 2012. Hoje a soma de toda a audiência dos marketplaces chega a gerar um tráfego de mais de 227,8 milhões de acessos únicos/mês, segundo o relatório do e-bit.


Imagine agora, parte desse tráfego reconhecendo e comprando da sua marca ou produto, nessa imensa vitrine virtual que é o marketplace.

Conheça alguns exemplos de Marketplace que atuam hoje no mercado brasileiro e quais e-commerces elas agrupam:

B2W Marketplace
-Americanas.com
-Submarino
-Shoptime

ViaVarejo Marketplace
-Casas Bahia
-Ponto Frio
-Extra.com

Mercado Livre – Marketplace pioneiro no Brasil, criado em 1999, está presente em 18 países da América Latina e em Portugal. Com mais de 144 milhões de usuários, segundo o site institucional Mercado Livre.

Walmart – Varejista mundialmente conhecido pela sua eficácia. Atende diariamente milhões de consumidores em diversos países do mundo.

Carrefour – Comprometida com a satisfação do cliente, o marketplace Carrefour oferece uma das melhores experiência de compra no mercado online.

Dafiti – Um dos maiores portais fashion de compra online, conta com mais de 10 milhões de visitantes únicos por mês, segundo o site marketplace.dafiti.

Netshoes – Mais de 54 milhões de visitantes únicos por mês, segundo o site netshoes.com.br. Oferece excelência no atendimento, e está presente no Brasil, México e Argentina.

Magazine Luiza – Marketplace com grande número de acessos mensais e uma das mais seguras no comércio eletrônico do país.

Elo7 – Um dos maiores e mais completos sites de venda de produtos criativos do Brasil


Previamente apresentados ao Marketplace, vamos as vantagens!

1) Maior Visibilidade da Marca

Devido ao grande alcance de público que estes canais de vendas possuem, sua empresa tem a oportunidade de ganhar mais destaque no mundo online, aumentando consideravelmente suas vendas ao se beneficiar deste fluxo.

2) Mais impulso para vendas

Se sua marca se torna mais conhecida e consegue obter um alcance maior de público, consequentemente isso pode gerar um impulso nas suas vendas. Claro que depende de alguns fatores, preço dos produtos, atendimento da sua loja, experiência de compra, operação do setor de vendas, logística, entre outros.

3) Redução de Custos na Operação

Essa redução acontece quando o varejista tem um sistema de gestão que ajuda no controle desses multicanais. Dessa forma a gestão de suas vendas pode se concentrar em um único sistema, e isso gera otimização de tempo para sua equipe de SAC e gestores responsáveis pela sua loja virtual. Além disso, sua loja não precisa se preocupar com publicidade, os marketplaces cuidam e investem muito em marketing.

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4) Maior segurança em relação ao pagamento

A maioria dos marketplaces são responsáveis pela conciliação de pagamento, ou seja, todas as vendas efetuadas no marketplace são processadas pelo próprio canal de vendas. Vantagem para os varejistas que obtém uma segurança maior em relação aos pagamentos.

Fique Atento!
  • Escolha o marketplace que tenha o perfil dos seus clientes

  • Entenda muito bem as políticas e termos do marketplace escolhido, cada um deles possuem regras diferentes. O não cumprimento das mesmas pode resultar em punições para o lojista.

  • Sobre preços dos produtos, observe o valor de seus concorrentes diretos. Não se esqueça de que todos ali estão disputando o mesmo espaço. Procure se destacar pela qualidade e não pelo preço.

  • Analise bem a margem de lucro em cima do custo do produto. Faça um estudo minucioso de viabilidade econômica antes de se associar a algum marketplace. Considere no momento do seu planejamento que eles cobram um percentual em cima das suas vendas.

  • Atenção ao estoque de seus produtos: com maior visibilidade dentro do mercado, sua empresa tem que estar pronta para atender o número crescente de vendas.


Agora que você está por dentro das principais vantagens, analise detalhadamente o momento atual em que sua empresa está e quais são suas possibilidades de expandir no mercado online.

Mais que um espaço para vendas, o marketplace é um facilitador que irá otimizar tempo e ganho para o lojista.
Pensando nisso, em facilitar e otimizar mais ainda a gestão de suas vendas no Marketplace, incluímos aqui uma dica muito valiosa para você.


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