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Saiba como usar Marketing de Conteúdo

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Seja para aumentar o número de vendas ou promover melhor a sua marca, trabalhar com marketing de conteúdo pode trazer excelentes resultados. Entenda como a partir de um bom planejamento estratégico podemos atrair leads qualificados para o seu mercado com Marketing de conteúdo.

O primeiro passo é saber que aumentar o número de leads significa guiá-los por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão, é neste momento que entra nosso plano estratégico.

Defina quais serão os seus canais de conteúdo para atrair leads:
  • Blogs
  • Redes Sociais
  • Materiais ricos e informativos (E-book/Infográfico/Manual)
  • Sites de vídeo
  • E-mail Marketing

Funil de Vendas: Identifique em qual jornada de compra se encontra seu lead

Um dos princípios de trabalhar com Marketing de Conteúdo, é levar informação relevante que interesse ao seu público alvo. Isso consiste em identificar qual etapa do funil seu lead se encontra e disponibilizar para ele o material que realmente lhe interessa.

Topo do funil O público desta etapa não está nem um pouco perto de ser um cliente, e muito menos em busca do seu serviço, é provável que não possua nenhum relacionamento com a sua marca.
O objetivo aqui é levá-lo a identificar um problema, o qual sua empresa terá a solução.

O objetivo do conteúdo gerado para topo do funil é levar informação sobre a empresa e não sobre o produto, através de:
  • Posts de blog com o objetivo de educar seus leads e gerar o primeiro relacionamento.
  • Vídeos instrutivos e conteúdos multimídia podem ajudar em um primeiro contato.
  • E-books, geralmente pedem dados do cliente em troca do download, estando no topo do funil, o ideal é que estes e-books sejam direcionados para um público mais amplo.

Meio do funil Nesta fase seu potencial cliente já identificou uma necessidade e está em busca de soluções. Sendo que já é possível criar uma barreira maior para o consumo do conteúdo oferecido.

Ainda assim a estratégia aqui é continuar oferecendo informação, mesmo que de uma forma um pouco mais agressiva. Através dos dados fornecidos por um formulário de acesso você tem a oportunidade de contatá-lo através de newsletters personalizados, posts de blog e conteúdo multimídia com foco na solução de problemas, e com um direcionamento de perfil. E-books com instruções que ajudem seu possível cliente na decisão de compra.

Fundo do funil Neste momento o lead já possui um relacionamento com sua empresa, ele entende que você possui a solução para o seu problema e considera se tornar um cliente.
Materiais informativos ainda devem ser mantidos, porém, focados na empresa e produto. Os conteúdos gerados podem ser depoimentos ou vídeos com cases de clientes que já usam seus produtos ou serviços, landing pages focados em conversão de vendas, e-mail marketing personalizado, descontos e peças promocionais.


Saiba mensurar e interpretar os KPIS (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance) das suas campanhas de geração de Leads

Na hora de mensurar seus KPIS, é importante escolher os indicadores que estejam de acordo com o objetivo de sua campanha. Neste caso o objetivo é geração de leads, seus principais indicadores-chave de performance podem ser: conversão em landing pages; crescimento na base de contatos.

É importante ficar atento às ferramentas e aplicativos que fazem o monitoramento das métricas, a partir da análise desses dados é possível direcionar novas estratégias e ações para captação de novos leads. Nutrição de Leads

Esta ação significa que você deve manter um relacionamento com seus potenciais clientes, estabelecer um vínculo mesmo que ele não esteja no estágio final do ciclo de vendas. Quando ele for finalizar e decidir pela compra, lembrará da atenção especial que lhe foi dada, as chances de sua empresa ser a escolhida aumenta.

#Dica00K Existem ferramentas de automação que gerenciam o fluxo de nutrição de seus leads. Isso acontece quando ele realiza alguma ação (baixa um e-book/infográfico/planilha).

Essas ferramentas fazem a captação de informação sobre o lead (nome/idade/e-mail/interesses) e realiza a personalização de mensagem. O resultado é a criação de campanhas personalizadas, seu lead recebe a informação que lhe interessa, e mais que isso, você tem a oportunidade de qualificar melhor seus futuros clientes passando, assim, a mensagem certa, no momento certo.


Se é possível fazer este fluxo de nutrição manual, sem o uso de ferramentas? Sim, é possível. Talvez demande um pouco mais de trabalho por parte da sua equipe, e exija uma atenção redobrada também, na hora de fazer a captação de informação de seus leads.


Transformando Leads em Clientes

Após seu lead ter passado por todo processo de qualificação para se tornar um possível cliente. Ele é direcionado para equipe de vendas.

Neste momento, não basta o lead estar pronto para a compra, o vendedor tem que estar pronto para a venda, finalizando uma etapa e entendendo todas as fases que seu lead passou. Durante este ciclo comercial a oferta de vendas é disponibilizar exatamente a solução que o cliente procura.

Faça Testes A/B-C-D-E…

Aqui vai uma pequena dose de realidade, se você chegou até aqui, ótimo! Talvez você esteja super empolgado e querendo o mais rápido possível aplicar e montar sua própria estratégia para geração de leads. Já sabemos que não existe mágica ou uma fórmula infalível que possa garantir resultados rápidos e positivos, tudo é teste e mais teste. A montagem de sua estratégia, o estudo de dicas, e a realização de testes vão ao longo do tempo mostrando seus resultados.

Trabalhar com Marketing de Conteúdo exige antes de tudo, paciência.

Por mais relevante que seja seus materiais informativos, por mais bem preparado que estejam seus canais de conteúdo, ainda assim não é garantia de que haverá dentro de poucos dias um número absurdo de novos clientes, e que suas vendas irão subir rapidamente. Então na dúvida, faça mais testes!


Faça testes, analise os resultados, busque corrigir os erros, refaça ou reformule conteúdos. Compreenda que todo esse processo de atrair novos leads não é fácil, mas o Marketing de conteúdo nos ajuda a superar esta barreira e, melhor ainda, a trazer leads que estarão qualificados e prontos para se tornar clientes e possíveis promotores da sua marca.

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