Otimizando Páginas de Produto em lojas virtuais

design Você sondou o mercado, arrecadou investimento, escolheu a plataforma, fez diversos planejamentos (Marketing, redes sociais, financeiro, posicionamento, entre outros), desenvolveu um nome, criou uma identidade visual, abriu a empresa, contratou a equipe e finalmente lançou o site. Você se esforçou muito e fez tudo certo até agora, chega o delicado momento em que você deve cadastrar os produtos na plataforma você sabe quais os cuidados deve tomar? Separamos 4 itens muito úteis, que podem ser feitos pelo próprio administrador da loja.

Conteúdo, Conteúdo e Conteúdo

É claro as informações do produto relevantes para o usuário são fundamentais mas além disso você deve possuir um texto original, se sua equipe possui um redator essa é uma grande oportunidade dele contribuir para a relevância da página para os motores de busca como o Google pois conteúdo copiado de outros domínios prejudica o Link Juice. Simplesmente copiar descrições fornecidas pelo fabricante é um erro comum que deve ser evitado.

Otimize as imagens dos Produtos

Algumas ferramentas online permitem otimização de imagens para web, elas chegam a reduzir mais da metade do tamanho do arquivo sem que a qualidade, resolução e cores sejam afetada. Tendo em vista que 1 segundo no tempo de carregamento pode impactar em 7% de redução de conversões fica evidente que qualquer bit de informação que possa ser economizado deve ser levado em conta pois ele vai influenciar o tempo de carregamento da página
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Uma das janelas da página de cadastro de produto da 00K

   

Dentre as principais ferramentas de otimização de imagens podemos citar:

  • TinyPNG – Apenas para imagens no formato PNG
  • JPEGmini – Apenas para imagens no formato JPEG
  • Compressor – Para imagens no formato JPEG, PNG, GIF, SVG
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A imagem do formulário teve uma redução de 71% na otimização do TinyPNG

 

Cross-selling e Upselling

Existe um perfil de consumidor que tende a visitar sua loja para comprar apenas um produto específico. Uma boa oportunidade que, além de aumentar a margem de lucro nessa venda, consegue melhorar a experiência de compra do cliente é a de oferecer produtos relacionados, podem ser artigos que tenham alguma relação com o uso do produto que já está sendo adquirido (Cross-selling) ou oferecer produtos com maior qualidade (e margem) do que o que seria adquirido (Upselling). Um cliente que entrou na sua loja para comprar uma lâmina de barbear pode sair com barbeador elétrico que também é aparador de pelos.

URLs rastreáveis

Informações valiosas sobre o perfil dos usuários que navegam nas páginas internas do produto podem ser aproveitadas. Ferramentas como Google Analytics podem gerar um relatório para cada produto, é possível descobrir por exemplo que a categoria de artigos esportivos costuma ser mais acessada por cidades do litoral e afastadas das capitais, informação que pode servir de base para campanhas de marketing específicas para esses produtos. Caso você não tenha acesso a conta do Google Analytics procure usar encurtadores de links que contam a quantidade de cliques. Um link para o manual que é muito acessado pode indicar, por exemplo, que um determinado produto é difícil de ser manuseado.

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